VAGAS ESGOTADAS

22/08/2015

PAAC – Gestão terceiro Setor

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Objetivo do Curso

O Programa Ágere de Aprendizagem Continuada – PAAC tem como objetivo aprimorar a capacidade de gestão de organizações do terceiro setor e contextualizar os profissionais que nelas ou com elas atuam.

As organizações sociais possuem equipes altamente capacitadas e metodologia para o atendimento aos diversos públicos que a elas recorrem alcançando resultados excelentes e que influenciam nossas políticas públicas. Entretanto, é preciso constituir paralelamente a essas, equipes especializadas e em conformidade com atividades de gerenciamento, coordenação, articulação institucional, administração e avaliação de serviços e projetos.

Dessa forma, o PAAC vem, neste primeiro ciclo, através da aprendizagem teórico-prática, apresentar um panorama abrangente do terceiro setor na atualidade e fornecer conceitos e ferramentas metodológicas que direcionem e facilitem a gestão organizacional, atualizem e preparem os profissionais para o terceiro setor, abordando temas como: elaboração de projetos, histórico e atualidade da assistência social, aspectos jurídicos, contábeis e captação de recurso.

Datas e Horários

22.08.2015 64 horas divididas em 16 encontros

Local do Curso

Sala de Treinamento Ágere (Sorocaba)

Carga Horária

64 horas

Incluso

  • Apostila
  • Certificado
  • Modelo de TODOS os documentos
  • Coffe Break

Descrição do Curso

O conteúdo abordado estará dividido em 04 módulos, sendo:

MÓDULO 01: O terceiro setor e seus aspectos jurídicos, trabalhistas e os reflexos das novas leis.

Encontro 01 – Direito do Terceiro Setor.

  • Pessoas jurídicas, títulos, certificações e isenções fiscais.

Encontro 02 – Parcerias entre o Terceiro Setor e o Poder Público.

  • Marco Regulatório do Terceiro Setor, Convênios, Contratos, Termo de Parceria e Contrato de Gestão.

Encontro 03 – Documentos fundamentais para o Terceiro Setor.

  • Estatuto, Atas, Regimento Interno e Regulamento de Compras.

Encontro 04 – Relações Trabalhistas no Terceiro Setor.

  • CLT, RPA, Voluntariado, Funções Estatutárias e Responsabilidades dos Dirigentes.

MÓDULO 02: Política de Assistência Social: histórico, regulamentação, articulação do trabalho em rede e estratégias para a sua consolidação

Encontro 01: Assistência social: do assistencialismo a política pública de direito

  • Histórico da Política de Assistência Social;
  • Alteração da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS – Lei n° 12435/2011
  • Sistema Único de Assistência Social - SUAS;

Encontro 02: Caracterização dos serviços socioassistenciais: competências do setor público e privado 

  • Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais – Resolução n° 109/2009;
  • Resolução n°34/2011 – Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência no campo da assistência social
  • Resolução n°27/2011 – Assessoramento e garantia de direitos
  • Resolução n°33/2011 – Integração ao Mercado de Trabalho no campo da Assistência social e
  • Reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV Resolução n°01/2013

Encontro 03: Sistema Único de Assistência Social e o desafio do trabalho em rede

  • O que caracteriza o trabalho em rede?
  • Articulação entre a rede pública e privada no Sistema Único de Assistência Social - SUAS

Encontro 04: Registros e sistematização de dados sociais

  • Instrumentais do Serviço Social
  • Sistematização e gerenciamento de Dados da Assistência Social

MÓDULO 03: Da demanda aos resultados: planejamento, monitoramento, avaliação e sustentabilidade na ótica dos projetos.

Encontro 01 – Introdução ao tema Planejamento e Elaboração de Projetos

  • Captação de recursos e fontes de financiamento
  • O que é o Marco Lógico?
  • SICONV
  • Sustentabilidade de uma iniciativa social
  • Mapa de Interessados

Encontro 02 – Caracterização da Entidade/Projeto

  • Histórico da Organização
  • Justificativa
  • Objetivos e Resultados Esperados - Árvore de Problemas

Encontro 03 – Desenvolvimento do Projeto

  • Objetivos e Resultados Esperados - Árvore de Soluções
  • Metas e Impacto Esperado

Encontro 04 – Monitoramento e Avaliação

  • Avaliação de Projetos
  • Indicadores e Meios de Verificação
  • Ferramentas de avaliação e outras ferramentas de diagnóstico.

MÓDULO 04: As atividades institucionais, administrativas, financeiras e seus impactos na gestão das organizações do terceiro setor

Encontro 01 – Contabilidade do terceiro setor

  • Aspectos contábeis e a ITG 2002 – que trata da contabilidade para entidades do terceiro setor, uma abordagem prática para contadores e não contadores.

Encontro 02 – Prestação de contas

  • Legislação, ferramentas e a fiscalização do tribunal de contas e demais órgãos nos repasses de recursos públicos.

Encontro 03 – Certificações – concessão e renovação

  • CEBAS, Utilidade pública municipal, estadual e federal, CMAS e CMDCA, os prazos, documentos necessários e exemplos práticos.

Encontro 04 – Incentivos Fiscais

  • Incentivos/benefícios fiscais como forma de captação de recursos e seus reflexos no planejamento financeiro das organizações.

Palestrante(s): EQUIPE ÁGERE

MAYSA MAZZON CAMARGO:

Formada na FATEC – Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, vice presidente do Instituto VAI, possui 12 anos de experiência no terceiro setor, com diversas atuações também no setor público e privado, atualmente prestando serviços para organizações sociais e poder público. Possui certificação em gestão de projetos PMD Pro pela APMG International e diversos outros organismos especializados na área social. Consultora e palestrante de temas relacionados ao terceiro setor, trabalha com consultoria em elaboração de projetos, plano de trabalho e relatório de atividades, avaliação, SICONV, redes sociais e UCINET, entre outros.


RAFAEL MINOTTI:

Bacharel em Administração de Empresas, Contabilista, Proprietário da Ágere Soluções Empresariais – empresa especializada em terceiro setor, conselheiro municipal de Assistência Social de Sorocaba (CMAS), Presidente do Instituto VAI, Tesoureiro da UNIONG (gestão 2007-2013), colaborador e consultor independente em diversas Organizações Sociais e Empresas Privadas, atua há mais de 10 anos no terceiro setor na área de treinamento, prestação de contas, planejamento financeiro, gestão de pessoas, planos de ação e de trabalho para órgãos públicos e organizações sociais, avaliação de impacto e elaboração de projetos sociais.


TALINE LIBÂNIO DA CRUZ:

Assistente social, formada pela UNESP/Franca, especialista em Serviço Social e Direitos Sociais (Cead/UnB) e em Administração Pública - Gerente de Cidades (FAAP), atua há mais de 8 anos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tendo participado do processo de implantação do SUAS em Sorocaba/SP e acumulado experiências de coordenação, supervisão e gerenciamento de projetos sociais.  Diretora do Conselho Regional De Serviço Social (CRESS) da Seccional de Sorocaba, responsável pela Comissão de Fiscalização (outubro/2012 – maio/2014). Atualmente é Chefe de Seção de Gerenciamento de Dados do Setor de Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de Sorocaba/SP.


PROFESSOR. DR. VANDERLEI DA SILVA:

Doutor e Mestre em Educação (UNISO). Advogado (UNISO). Especialista em Direito do Terceiro Setor (FGV/SP). Professor do Curso de Graduação em Serviço Social e Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (UNIP). Gerente Geral do Serviço de Obras Sociais (SOS) desde 1999. Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Sorocaba (CMAS), da União das Organizações Não Governamentais de Sorocaba (UNIONG) e da Comissão de Direito do 3º Setor da OAB/Votorantim. Sócio do Escritório de Advogados “Ranuzzi & Silva, Vieira”

Investimento

Número de Vagas:

25

R$ 800.00

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